UMN

CRESCER publica protocolos do estudo MuCCUA em revistas científicas

 

CRESCER ARTIGOS

O projecto CRESCER- componente IV do programa FRESAN publicou dois artigos nas revistas científicas BMC Public Health e BMJ Open, relativos aos protocolos do estudo MuCCUA. As publicações do protocolo do estudo MuCCUA – ensaio comunitário para a prevenção da desnutrição, e do protocolo da sua avaliação económica, que visa avaliar a relação custo-eficácia das intervenções do ensaio, têm sido lideradas pelas investigadoras do Instituto de Saúde Carlos III (CNMT-ISCIII) Estefanía Custodio e Rocío Martin-Cañavate com a participação de todo o consórcio CRESCER.

O artigo que inclui o protocolo do estudo MuCCUA foi publicado na revista BMC Public Health e descreve em profundidade o desenho do ensaio comunitário aleatório por cluster, as intervenções do estudo, o plano de recolha de dados e a análise estatística.

O objetivo do estudo MuCCUA é avaliar a relação custo-eficácia de três pacotes de intervenções (uma das quais é o pacote de básico de saúde – Atendimento Padrão (AP) implementada isoladamente, outra que é uma combinação de AP com Suplementação Nutricional (AP+SN) e uma terceira que combina AP com Transferências Monetárias (AP+TM)) para prevenir a desnutrição crónica em crianças nos primeiros 1.000 dias de vida (desde a concepção até aos dois anos de idade) no sul de Angola. As beneficiárias das intervenções são as mulheres grávidas e as crianças nascidas dessa gravidez, que são seguidas até aos 2 anos de idade.

Será avaliada a eficácia das intervenções na redução da prevalência de atraso de crescimento, medido como o resultado Z da altura para a idade (HAZ) < -2, em crianças com menos de 2 anos de idade. Os resultados serão também analisados relativamente a outras variáveis, tais como a mortalidade, a morbilidade, os cuidados, os comportamentos e práticas de higiene e nutrição e a diversidade alimentar das mulheres e das crianças. Também são recolhidos dados quantitativos sobre a capacitação das mulheres, segurança alimentar do agregado familiar, despesas e eventos clínicos e sociais relevantes na linha de base, na linha final e nos pontos de tempo intermédios.

O segundo artigo foi publicado na revista BMJ Open e descreve o protocolo de avaliação económica previsto associado ao ensaio MuCCUA, detalhando os objectivos, os métodos de recolha de dados e o plano previsto para a análise dos resultados. A avaliação económica planeia realizar uma análise de custo-eficiência e custo-efectividade das intervenções do ensaio MuCCUA numa perspectiva social, utilizando um método de cálculo combinado que inclui dados quantitativos, tais como registos contabilísticos, folhas de atribuição de tempo de actividade e dados qualitativos relativos aos custos de oportunidade que serão recolhidos através de entrevistas e grupos de discussão. Serão calculados os custos totais, a relação custo-eficiência definida como o rácio de custo por mulher/criança alcançado para cada intervenção e a relação custo-efectividade definida como o custo por caso de desnutrição crónica evitado para cada intervenção.

FONTE: CRESCER WEB PAGE

 

Estudantes da Faculdade de Medicina da UMN trocaram experiência com Estudantes da congénere da UJES - Huambo.

 
 
a39f5e17-3b26-4b5e-876d-39321e068880
 
Organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da UMN com o apoio da Direcção daquela Unidade Orgânica da UMN, os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo (FM-UMN) realizaram, entre os dias 4 e 7 de Abril do corrente ano, uma Excursão Académica à província do Huambo. O certame que teve como lema: “Ampliar o conhecimento para melhor exercer a arte médica”, proporcionou uma troca de experiências entre os excursionistas e os seus pares da Faculdade de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos, sediada naquela que também é conhecida como a “Cidade Vida”.
Do vasto leque de actividades desenvolvidas pelos estudantes da FM-UMN, durante os quatro dias de presença na província do Huambo, detacamos também uma visita ao Reino de Ombala Mabalundo, tendo os estudantes sido recebidos pela Corte do Rei Ekuikui VI, uma visita ao novo Centro de Hemodiálise e ao Hospital Central do Huambo. Uma fogueira académica de debate de temas do âmbito médico completou o programa que ainda registou momentos de descontracção característicos do associativismo estudantil como jogos e brincadeiras de superação de desafios.

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos