UMN

Faculdade de Medicina da UMN é a única IES Pública com curso de medicina certificado pelo INAAREES

IMG 2197

O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) certificou, apenas, sete cursos de Saúde, de três universidades, entre os trinta avaliados, sendo a Faculdade de Medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo, a única Instituição de Ensino Superior Pública cujo curso mereceu aprovação e a correspondente certificação.

A informação foi avançada, sexta-feira, em Luanda, pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, no acto que marcou a apresentação pública dos resultados da avaliação externa e acreditação dos cursos superiores de Saúde.

A governante deu a conhecer que foi dado um prazo não superior a três anos para algumas instituições de ensino superior melhorarem, para que possam ser aprovadas nas próximas avaliações.

Segundo Maria do Rosário Bragança, foram aprovados os cursos de Medicina da Universidade Mandume-Ya-Ndemufayo (Huíla e Cunene), de Medicina e Enfermagem da Jean Piaget de Angola e os de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologiada da Universidade Privada de Angola. Os cursos não acreditados e as instituições sem condições, assegurou, no próximo ano académico não vão poder admitir novos estudantes.  

A ministra disse que o sistema de avaliação das universidades a nível do país é uma medida de coerência, que visa, em primeiro lugar, melhorar a qualidade do ensino universitário.

Maria do Rosário Bragança fez saber que, sendo a primeira fase do processo de avaliação externa, não vai ser necessário encerrar nenhum dos cursos, mas sim impedir a admissão de novos estudantes, para que as instituições ultrapassem os aspectos negativos detectados.

"Estamos a trabalhar há cerca de um ano, com algumas instituições que produzem os rankings internacionais, com destaque a "Times Higher Education”, precisamente a fim de que as nossas instituições se capacitem para alcançarem os indicadores fundamentais com vista à entrada de Angola neste sistema de avaliação”, sublinhou.

O director do INAAREES disse que, o processo de avaliação e  acreditação da qualidade do ensino superior em curso visa  conferir um estimulo à qualidade do ensino superior, os recursos humanos, financeiros e materiais.

Jesus Tomé disse, ainda, que, com este primeiro passo, o que se pretende é a continuidade e o aumento da oferta formativa nacional, que é composta por 1.256 cursos, acrescentando que, na próxima fase, serão avaliados os restantes ramos da Saúde.

 

Palestra de motivacional marca abertura do II Semestre na UMN

131093e1-c502-4dd6-9969-902077a9666c

UMN acolheu na manhã desta terça-feira, 12/03, a palestra subordinada ao tema: “Reintegração da mente (O renascer de um homem novo), o segredo para ter um aproveitamento académico implacável”, que teve como prelector o Engenheiro e Motivador Social Jovany Fernando da Conceição Campos Lupeke. O evento que teve lugar no anfiteatro da Faculdade de Direito da UMN, contou com a presença do Vice-reitor para os Assuntos Científicos e Pós-graduação da UMN, Prof. Doutor Francisco Maiato Pedro Gonçalves, do Vice-decano para os Assuntos Científicos e Pós-graduação da Faculdade de Direito da UMN, docentes, estudantes das Faculdades de Direito, Economia, e Medicina e de Instituições de Ensino Superior Privadas.

5a7d2eb3-d89c-4628-96a5-1e119e638c87 0afd114e-428d-4808-ab2a-76c27f2b1f44 1ff7f619-2737-4337-80c5-e8f7ede7e63a

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos