UMN

Mobilidade

 

TRANSFERÊNCIAS

 

COMO FUNCIONA A TRANSFERÊNCIA NA UNIVERSIDADE MANDUME YA NDEMUFAYO?

Transferência é o acto pelo qual um estudante da Universidade Mandume Ya Ndemufayo ou de outra Universidade, frequentando um curso numa Faculdade, Escola ou Instituto Superior, requer sua inscrição noutra Faculdade ou Instituto Superior, ou requer sua matrícula noutra Universidade e vice-versa (RAUMN, Art 70º).

Para solitar a transferência de universidade ou curso, o estudante ou seu procurador bastante, precisa fazer um pedido na instituição onde está matriculado.

 

TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA

a. Transferência interna

A transferência interna ocorre quando um estudante muda de um curso para outro dentro da mesma instituição de ensino superior. Em outras palavras, o estudante está a trocar de programa acadêmico, mas permanece na mesma universidade. Geralmente, as transferências internas seguem um processo estabelecido pela Unidade Orgânica e envolvem requisitos específicos, como:

  1. Elegibilidade: O estudante deve atender aos critérios estabelecidos para ser elegível à transferência interna isso inclui:

                 a) ter matrícula activa no curso de origem;

                 b) obtenção de um bom desempenho acadêmico curso de origem;

                 c) disponibilidade de vagas no curso desejado;

                 d) pertencer à mesma área de conhecimento;

Para efeitos são áreas de conhecimento da Universidade Mandume ya Ndemofayo as seguintes:

Área das Ciências Sociais; 

  • Direito (FDUMN)
  • Economia (FEUMN)
  • Design (IPHUMN)
  • Informática de Gestão (IPOUMN)

Área de Ciências Biológicas e da Saúde

 

  • Medicina [FMUMN]
  • Engenharia em Agronomia [IPH]
  • Engenharia em Zootecnia [IPH]
  • Engenharia Agropecuária [IPO]
  • Ensino de Biologia [IPO]
  • Saúde - Especialidade em Análises Clínicas e Laboratório [IPO]
  • Saúde - Especialidade em Enfermagem [IPO]

 

Área de Ciências Exactas e Engenharias 

 

  • Engenharia em Informática [IPH]
  • Ciências da Computação [IPH]
  • Ciências Geológicas [IPH]
  • Engenharia Civil [IPH]
  • Engenharia de Minas [IPH]
  • Engenharia Mecânica [IPH]
  • Engenharia Hidráulica [IPO]

2. Solicitação: O estudante deve elaborar um requerimento de transferência, e indicar o curso de destino e fornecendo informações relevantes, como justificativa para a mudança de curso.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Para pedidos de transferência, mudança de curso ou ramo de uma Unidade Orgânica para outra. 

a. Requerimento dirigido ao Magnífico Reitor da UMN;

b. Pagamento da RUPE emitido pelo portal de pagamentos da Reitoria UMN em: https://umn.pay-rupe.com/ gerado na finalização do pedido.

Para pedidos de transferência mudança de curso ou ramo na mesma Unidade Orgânica.

a. Requerimento dirigido ao Decano ou Director da Unidade Orgânica; 

b. Pagamento da RUPE emitido pelos serviços académicos ou pelo portal de pagamentos disponibilizado pela Unidade Orgânica

3. Decisão: a análise da solicitação de transferência interna é feita com base nos critérios estabelecidos e nas vagas disponíveis;

As decisões sobre os pedidos de transferência, mudança de curso ou ramo de uma Unidade Orgânica para outra são da competência do Reitor, ouvidas as Direcções das respectivas Unidades Orgânicas;

As decisões sobre os pedidos de mudança de curso ou ramo na mesma Unidade Orgânica são da competência do Decano ou Director da Unidade Orgânica, ouvidos os respectivos Departamentos de Ensino e Investigação.

IMPORTANTE: As solicitações de transferência interna, mudança de curso ou de regime estão sujeitas ao pagamento de emolumento de 5.000,00 AOA em conformidade com o Dec. Exec. Conj. 55/21, de 3 de Março, que aprova o Regulamento Geral de Propinas e Emolumentos no Subsistema do Ensino Superior.

Possibilidades de transferência interna

Por mudança de curso

Muitas pessoas acabam por não se identicar com o curso escolhido após alguns semestres. Nestes casos podem solicitar a mudança de curso, mas continuar na mesma instituição ou universidade. Para tal, o estudante deve solicitar uma transferência interna e escolher um novo curso. “Por exemplo, um estudante de Engenharia Mecânica pode decidir transferir-se para o curso de Engenheira Civil na mesma instituição ou, um estudante de Engenharia Mecânica pode decidir transferir-se para o curso de Engenheira Hidráulica na mesma Universidade”

Por mudança de período

Quando o estudante pretende mudar o horário das aulas, por exemplo, sair do Regime Pós-Laboral para o Diurno, também é necessário solicitar uma transferência de período.

Mesmo sendo algo muito simples, é necessário que a Unidade Orgânica seja informada e que aconteça de forma oficia, pois, caso isso não aconteça, o estudante não estará inscrito em frequência para as turmas, inclusive, pode reprovar por falta. 

Transferência externa

A transferência externa ocorre quando um estudante decide mudar de uma instituição de ensino superior para outra, onde o estudante cancela o vínculo com a atual e muda seu processo para outra. 

Nesse caso, o estudante está a transferir-se de uma Universidade para outra, para continuar o mesmo curso ou programa de estudos. Por exemplo, um estudante da Faculdade de Medicina da UMN pode decidir transferir-se para outra universidade para continuar o mesmo curso.

 Saída da UMN»»»»

O estudante deve entrar em contato com a instituição de destino para obter informações sobre os requisitos específicos de transferência. Isso pode incluir o calendário de transferência, a apresentação de histórico acadêmico, currículo, notas, programas de estudo e outros documentos relevantes.  

Após reunir todas as informações necessárias, o estudante deve preencher a solicitação de transferência conforme as diretrizes da instituição de destino e dar entrada na secretaria académica Unidade Orgânica de onde pretende sair.

A instituição de destino analisará a solicitação de transferência, incluindo a documentação enviada e a informação acadêmica. Com base nessa avaliação, a instituição determinará se aceitará ou não a transferência do estudante.

Entrada na UMN ««««

As transferências externas só são permitidas antes do início de cada ano lectivo, devendo o interessado ou seu procurador bastante, requerer a mesma ao Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo;

O requerimento para a transferência deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou na secretaria académica da Reitora da UMN, acompanhado com os seguintes documentos:

a. fotocópia colorida do BI actualizada;

b. declaração com notas discriminadas;

c. plano curricular do Curso.

A instituição de destino analisará a solicitação de transferência, incluindo a documentação enviada e a informação acadêmica. Com base nessa avaliação, a instituição determinará se aceitará ou não a transferência do estudante.

IMPORTANTE: As solicitações de transferência externa, mudança de curso estão sujeitas ao pagamento de emolumento de 10.000,00 AOA em conformidade com o Dec. Exec. Conj. 55/21, de 3 de Março, que aprova o Regulamento Geral de Propinas e Emolumentos no Subsistema do Ensino Superior. 

CALENDÁRIO DE TRANSFERÊNCIAS 2022-2023

 

 

INDICADOR  ACEDER AO PROGRAMA DE MOBILIDADE AULP

Newsletter

Início Actividade Académica Mobilidade