UMN

Governador Provincial do Namibe apela para que Estudantes Graduados e Diplomados na UMN continuem a apostar na Investigação e na Pesquisa

 

1 - OUTORGA NAMIBE

Convidado a discursar no acto de abertura da Cerimónia de Outorga de Diplomas aos Bacharéis e Licenciados das Escolas Superiores Politécnica e Pedagógica do Namibe, que teve lugar esta quinta-feira (27 de Fevereiro) no Pavilhão Multiuso Welwitchia Mirábillis, na Cidade de Moçâmedes, capital da Província do Namibe, o Governador Provincial do Namibe, Dr. Carlos da Rocha Cruz, felicitou os graduados naquelas Unidades Orgânicas da Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN), por terem concluído mais etapa importante das suas vidas, tendo ainda felicitado as respectivas Instituições escolares pelo cumprimento dos seus objectivos. O governante, endereçou o seu apreço a Reitoria da UMN por ter realizado pela primeira vez o acto de Outorga de Diplomas na Província do Namibe.

A mais alta entidade governamental da Província do Namibe, que o lançamento de novos Bacharéis e Licenciados ao mercado de emprego, demostra o investimento que o Estado Angolano vem fazendo ao longo dos anos para a elevação do nível académico e profissional dos seus quadros, com o objectivo de que com os conhecimentos adquiridos, estes possam participar no desenvolvimento do país.

O Dr. Carlos da Rocha Cruz, Destacou o crescimento significativo que o Ensino Superior alcançou na cidade do Namibe, que nos últimos quinze anos viu surgir cinco Instituições de Ensino Superior, quatro das quais públicas e uma privada, feito que considera ser um grande ganho da paz. Destacou o empenho do Executivo Angolano, na prossecução de acções que visam a melhoria permanente do Subsistema de Ensino Superior no país, e garantiu o engajamento para a criação de mais e melhores condições para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, de investigação científica e de interação, entre as universidades e outras instituições, por entendermos disse e citamos “que a Universidade é a estrada para o desenvolvimento sustentável de um país”.

Reforçou a informação de que as escolas superiores Politécnica e Pedagógica do Namibe, vão beneficiar de novas instalações, com capacidades para albergar mais estudantes, e abertura de mais cursos.

Terminou apelando aos recém diplomados, a darem continuidade à pesquisa e investigação científica voltadas para o apoio às comunidades, tendo apelado também para que as IES coloquem a disposição da sociedade, os trabalhos de fim de curso, com a qualidade e valor científicos reconhecidos, que constituam matéria para a produção de conhecimento.

Foram diplomados 283 graduados, doas quais 122 da Escola Superior Politécnica do Namibe e 161 da Escola Superior Politécnica do Namibe.

DAVID ANJOS CAUNDA

 

ESPdN-UMN e Faculdade de Educação da USP assinam convénio

 

1 - ACORDO ESPDN 1

A Escola Superior Pedagógica do Namibe da Universidade Mandume ya Ndemufayo (ESPdN-UMN) e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), assinaram um convénio que permitirá a formação de estudantes angolanos em cursos oferecidos por aquela Instituição de Ensino Superior Brasileira. Na base do convénio ora assinado, 10 estudantes da ESPdN-UMN vão beneficiar já no primeiro semestre de 2018 de bolsas de estudo para cursos de Pós-Graduação na FESP, nas especialidades ministrados na ESPdN-UMN que são Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e Magistério Primário.

Ainda na esteia do convénio, a FESP abriu também as portas para que num futuro próximo, mediante modalidades a estudar pelas duas instituições, outros estudantes da ESPdN-UMN, possam frequentar cursos de formação em metodologias na FESP.

Este convénio vem ampliar ainda mais a rede de protocolos que a UMN tem com várias Instituições de Ensino Superior, com as quais mantém uma relação de cooperação reciprocamente vantajosa.

 Importa frisar que a FEUSP oferece cursos de graduação em licenciaturas nas especialidades de Português, espanhol, Alemão Inglês,  Francês, Italiano, Grego, Línguas Orientais, Linguística, História, Geografia, Geologia, Ciências Sociais, Filosofia, Geociências e Educação Ambiental, Matemática, Ciências Biológicas, Física, química, educação Física, Psicologia, Enfermagem, artes Cênicas, artes Plásticas, Música e Educomunicação. Os seus cursos de pós-graduação se encontram concentrados nas seguintes áreas: Cultura, filosofia e história da educação; Educação Científica, matemática e tecnologia; Educação e ciências sociais: desigualdades e diferenças; educação, linguagem e psicologia; estado, sociedade e educação; Formação, currículo e práticas pedagógicas, com linhas de pesquisa.

 

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