UMN

ISPH e NUTRICAMPO - Pesquisa e Inovação Lda. Assinaram Acordo de Cooperação

ISPH E NUTRICAMPO 1

Alberto Raimundo Watchilambi Wapota Decano do ISPH e José Pedro Domingos Director Geral da NUTRICAMPO

 

O Instituto Superior Politécnico da Huíla (ISPH), Unidade Orgânica afeta a Universidade Mandume Ya Ndemufayo vocacionada para a formação de engenheiros e a NUTRICAMPO - Pesquisa e Inovação Lda. Empresa Privada de Direito Angolana, vocacionada para a investigação e inovação na área da agro-pecuária, estão agora ligados por um Acordo de Cooperação assinado nesta quarta-feira 20 de Julho na Sala Magna da Reitoria da UMN.Foram signatários do Acordo o Decano do Instituto Superior Politécnico da Huíla, Prof. Doutor Alberto Raimundo Watchilambi Wapota e o Director Geral da
NUTRICAMPO  - Pesquisa e Inovação Lda. Prof. Doutor José Pedro Domingos.

O Acordo foi assinado no âmbito do Protocolo de Cooperação já existente entre a UMN e a Universidade de Coimbra (UC), esta última que esteve representada por uma delegação encabeçada pelo Professor Jorge Manuel Canhoto, do Departamento de Ciências da Vida, da Faculdade de Ciência e Tecnologia daquela Universidade Portuguesa.

De referir que a NUTRICAMPO  - Pesquisa e Inovação Lda. tem em desenvolvimento três programas voltados para as seguintes áreas de pesquisa: Um ao melhoramento genético animal; Outro ao melhoramento genético vegetal; E, um terceiro de transformação tecnológica de alimentos. O Acordo de Cooperação ora assinado enquadra-se no plano de estabelecimento de parcerias entre aquela empresa com Instituições de Ensino Superior vocacionadas para a formação e a investigação científica nessas áreas.

O Director Geral da NUTRICAMPO – Pesquisa e Inovação Lda. José Pedro Domingos, disse na ocasião que, “a UMN foi identificada como parceira científica para o desenvolvimento do programa GENOPLANT – que está ligado ao melhoramento genético vegetal, que será desenvolvido na Estação Agrícola da Humpata. Nesse contexto, o ISPH será uma mais valia, porque ministra os cursos de Agronomia e Zootecnia”. José Pedro Domingos considerou “fazer todo o sentido uma aposta nas capacidades que existem localmente, antes de se optar pelo exterior”, tendo enfatizado que se trata de um acordo histórico, por ser o primeiro do gênero a ser assinado entre uma Empresa Privada do ramo da investigação agro – pecuária e uma instituição do Ensino Superior Pública em Angola.

Por seu turno, o Decano do ISPH Alberto Raimundo Watchilambi Wapota disse que “o acordo que a NUTRICAMPO trás, vem reforçar aquilo que são os interesses do ISPH no que diz respeito aos cursos de Agronomia e Zootecnia, nomeadamente em projectos de investigação e a transferência de conhecimentos. E noutra vertente afirmou aquele dirigente, "vem reforçar aquilo que está previsto no Protocolo de Cooperação entre a Universidade Mandume Ya Ndemufayo e a Universidade de Coimbra”.

O Intituto Superior Politécnico da Huíla prevê estabelecer acordos similares com outras empresas privadas Alberto Raimundo Watchilambi Wapota, considera ser necessário neste momento de crise que o país atravessa, ter em conta as valências internas. Por isso mesmo é do interesse do ISPH identificar outras empresas que possam reforçar a acção da instituição.

O representante da Universidade de Coimbra Prof. Doutor Jorge Manuel Canhoto falou sobre o papel da UC neste acordo, que servirá de ponte entre a NUTRICAMPO e as necessidades que aquela Empresa identificou relativamente ao programa GENOPLANTO, baseado no melhoramento genético de espécies de interesse para Angola, cabendo a UC “tentar perceber o que é preciso em termos de melhoramento e começar a implementar o programa” disse. Na ocasião, acrescentou que a UC “vai trabalhar na vertente da investigação, mas também, na formação de alguns quadros que serão depois associados aos trabalhos relaccionados a este projecto.

David Anjos - GICD

ISPH E MUTRICAMPO 2  ISPH E NUTRICAMPO 3

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos ISPH e NUTRICAMPO - Pesquisa e Inovação Lda. Assinaram Acordo de Cooperação